Existem várias campanhas sobre a importância do aleitamento materno em todo o mundo. E até uma semana dedicada a esclarecer as mães sobre todas as doenças a que seus filhos estarão imunes se forem amamentados.
Assim que nasce, o bebê tem a necessidade de localizar e sugar a mãe. Durante os primeiros dias o leite será amarelado e bastante rico em proteínas e anticorpos. Só depois do terceiro dia é que o leite começará a ficar mais claro e ralo. Mas lembre-se: não existe leite fraco! ele hidrata, alimenta e protege seu bebê, tanto que no início, dispensa qualquer outra alimentação.
Antes de amamentar tire um pouco de leite para facilitar que o bebê abocanhe o mamilo corretamente. A auréola inchada dificulta ao bebê abocanhar o seio. Se ele só abocanhar até o bico, sem que chegue á auréola, a sucção será mais difícil, ele não vai mamar o suficiente e a mãe sentirá dores.
Para ter bastante leite tome cuidado com a alimentação, faça uma dieta balanceada (peça o conselho do seu médico) e tome bastante líquido. Não fique muito tempo sem amamentar, o estresse e a ansiedade podem fazer o leite secar. Se começar a se aborrecer, fale logo com seu médico.
É bom cuidar da sua cabeça também.
O pós-parto não precisa ser estressante, mas se for, lembre-se que seu bebê precisa de um ambiente bastante saudável e calmo á volta dele.
Cuidando das mamas
Se você está preocupada com a forma dos seios depois da amamentação, saiba que não é a amamentação em si que deixa os seios caídos e sim a falta de sustentação e os constantes inchaços. Use um sutiã apropriado para mulheres que estão amamentando, com laterais largas e que seja bastante confortável.
O mamilo frequentemente fica rachado e dolorido. Existem atualmente no mercado vários cremes que aliviam os sintomas provocados pelas rachaduras e ajudam na cicatrização, fale com o seu médico.
É importante que a amamentação seja um momento prazeroso para os dois.
É importante que a amamentação seja um momento prazeroso para os dois.
O bebê precisa de mamadas regulares e a mamãe também.
Não fique muito tempo sem amamentar, isso pode dificultar a descida do leite na próxima mamada. Nunca deixe um caroço no seu seio mais de dois dias, pode causar inflamação, infecção e pasme! Até febre e calafrios. Sempre que sentir áreas com uma concentração maior de leite, faça massagens e retire com uma bombinha. Existem bombinhas manuais e elétricas, as elétricas costumam doer menos, e para diminuir esses acúmulos amamente sempre alternando nos dois seios.
Procure deixar os seios expostos ao sol pela manhã por 10 minutos diários.
Lá pelo 15º dia a produção de leite já se normaliza e os seios já não ficam tão inchados. Você não está ficando sem leite só está normalizando a produção, a partir daí a amamentação vai ficar bem mais satisfatória, e você finalmente poderá curtir esse período.
Lembre-se: A amamentação é fundamental para o desenvolvimento do seu bebê
Este texto é uma iniciativa de Mommy & Baby - Gestante em Curitiba www.mommybaby.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário